Medidas de Prevenção do Novo-Coronavírus, emitidas pelo Governador do Pará, São Implantadas em Itaituba

Temendo o alastramento do novo-coronavírus (covid-19), o governador do estado do Pará resolveu emitir o decreto que regula a rotina dos paraenses. Conforme o decreto, eventos públicos essenciais e reuniões públicas e privadas acima de 500 pessoas estão restringidos por 15 dias. Outras, além das demais estratégias para combater a doença, são: a proibição do deslocamento nacional ou internacional de empregados, servidores e colaboradores da área pública (salvo a autorização expressa da Casa Civil da Governadoria).

As medidas devem ser adotadas por todos os municípios paraenses. O município de Itaituba, sudoeste do estado, que também tem seu Plano de Contingência, já está demonstrando o cumprir com o decreto. Na última quarta-feira, o prefeito da cidade, Valmir Climaco, reuniu-se com o secretário e profissonais da saúde, educação e outras entidades para discutir sobre as estratégias que devem ser tomadas para combater a doença. Já na manhã de ontem, quinta-feira, 19, o prefeito, em entrevista coletiva à imprensa, divulgou todas as medidas – as quais devem ser cumpridas – determinadas pelo decreto.

Prefeito Valmir Climaco em entrevista coletiva à imprensa local. Foto: Inácio Santos.

Nós temos que nos precaver de muitas coisas para evitar essa situação aqui na nossa cidade… A maior preocupação que eu e a Secretaria de Saúde estamos tendo, no momento, diz respeito às pessoas que viajam. Queremos fazer um apelo para essas pessoas se isolarem no momento, até saber se elas têm ou não o vírus… A preocupação é grande no município!… A partir de segunda-feira, então, estaremos preparando o decreto, mas as pessoas, a partir desta entrevista, estão proibidas de qualquer concentração… Ficar, pelo menos 1 metro de distância, entre as pessoas nos postos de saúde e dos hospitais… Quem tiver idosos acima de 60 anos, procurar não sair de casa… Procure levar o idoso para colônia para fazendas, colônias… As pessoas que podem trabalhar em suas casas, o procurador do município vai orientá-las… As pessoas vão trabalhar!… Se caso houver um caso suspeito, o atendimento erá feito na própria residência… Essas medidas estão previstas por 15 dias, se caso o problema não se agravar no município…” Expôs, em sua fala, o prefeito.

Assista à matéria completa, que começa em 39:14, através deste link: https://www.facebook.com/redetvcanal4/videos/1459105834270941/

Texto: Inácio Santos

 63 total views,  1 views today

Inacio Santos

Inácio Santos é Técnico Agropecuário formado, desde 2017, pela Escola Estadual de Educação Técnológica do Pará - EETEPA/ITAITUBA. Atualmente, cursa, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA/ Campus Itaituba, o 5º período do curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas. É amante do Jornalismo, do ensino e da boa escrita.

Deixe uma resposta

Hora Mais WhatsApp Chat
Chame via WhatsApp