Novo-Coronavírus: Máscara?! Quem Deve e Como Usar? Confira as Dicas de Um Médico

Numa entrevista ao Programa Pânico Jovem Pan, da Rádio Jovem Pan, o Médico Especialista Jean Carlo Gorinchteyn, do Hospital israelita Albert Einstein, dá dicas de como usar máscara, além de quem deve usá-la.

De acordo com o médico, o uso de máscaras deve ser restrito às pessoas que trabalham nos hospitais – como, por exemplo, médicos e paramédicos – e, também, para pacientes diagnosticados com a doença e para aqueles que necessitam frequentemente estar nas casas de saúde, fazendo tratamentos como radioterapia e quimioterapia.

“A equipe médica que faz o registro de pessoas nos hospitais tem a necessidade absoluta do uso de máscara (…) pacientes e os cuidadores dessas pessoas também devem usar… Aquelas pessoas que precisam estar com frequência nos hospitais também têm de fazer o uso…” Afirmou Gorinchteyn.

Fora essas situações, segundo o especialista, não existe indicação, porque, de acordo com a opinião dele, a medida que deixamos de disponibilizar máscara a quem precisa, realmente, pode faltar no mercado.

“Eu, por exemplo, estando infectado com o vírus respiratório e usando máscara, não o transmito aos outros (…), porém, é natural que as pessoas fiquem com uma máscaras, horas a fio… Ela perde o seu efeito depois de duas horas… Tô gotejando, assim falando, e a máscara perde a sua efetividade (…) fora aqueles que colocam o nariz para fora…” Finalizou Jean Carlo.

 As dicas do especialista geraram divergências de opiniões entre as pessoas, que, por meio de comentários, expressaram-nas. Assista ao vídeo do You Tube, por meio desta URL: https://youtu.be/OaMDoTQOgpg

Acompanhe, através destes links, o que, segundo os próprio sites,  a OMS (Organização Mundial da Saúde) tem a dizer sobre o uso de máscara, além do álcool gel: https://www.saudemais.tv/noticia/4077-covid-19-oms-considera-irracional-usar-mascara-e-gel-desinfetante ; https://catracalivre.com.br/saude-bem-estar/coronavirus-saiba-o-que-a-oms-diz-sobre-o-uso-de-mascaras/

Texto: Inácio Santos

 49 total views,  1 views today

Inacio Santos

Inácio Santos é Técnico Agropecuário formado, desde 2017, pela Escola Estadual de Educação Técnológica do Pará - EETEPA/ITAITUBA. Atualmente, cursa, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA/ Campus Itaituba, o 5º período do curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas. É amante do Jornalismo, do ensino e da boa escrita.

Deixe uma resposta

Hora Mais WhatsApp Chat
Chame via WhatsApp