Novas medidas de Combate ao “Novo-Coronavírus”, em Itaituba: UCI Neonatal, do HMI, será Transformada Numa UTI

As novas medidas de combate ao “novo-coronavírus” (Covid-19) no município foram anunciadas no último sábado, 21, por volta das 18:00 h, por meio de vídeos publicados à página do Facebook da Prefeitura Municipal de Itaituba.

Em um dos vídeos, aparece o Prefeito Valmir Climaco informando que a sala, na qual funcionava a UCI Neonatal de Maternidade do Hospital Municipal de Itaituba (HMI), está sendo transformada numa UTI para combater a pandemia do “novo-coronavírus” no município. A estrutura, conforme o que disse Valmir, será adaptada para o funcionamento de 10 a 12 leitos, e estará pronta em, no máximo, até o dia 25 deste mês, quarta-feira.

No outro vídeo, o Diretor do HMI, Adriano de Aguiar Coutinho, afirma que já foi feito o pedido de alguns equipamentos e a instalação dos que o hospital já possui, como respiradores.

“(…) minha equipe está empenhada para manter um ambiente de auxílio nesta cidade… Espero que ninguém deva fazer o uso desse ambiente… Mas, se precisar, a gente vai estar pronta… Nesse momento, o prefeito Valmir ordenou que troxesse equipamentos… Alguns dos equipamentos já temos…”: Disse o Diretor.

O diretor ainda orienta que as pessoas se previnam do “novo-coronavírus”:

“(…) a melhor coisa é a prevenção!… Resguardem-se! Isolem-se do meio social…”

Em substituição à sala , segundo Valmir, será construído, o mais rápido possível, um Centro de Maternidade Municipal em um terreno de dois mil metros quadrados, próximo do HMI. Mas, para isso, o prefeito pede ajuda da classe empresarial:

“Quero até pedir aos empresários do município de Itaituba, ajuda; pois estamos precisando de cimento, areia, brita, ferro, mão de obra… Nós não temos tempo para licitar uma obra dessa… Vou fazer, digamos, na coragem… A situação é muito crítica e caótica… Se acontecer uma pandemia aqui no município, nós não temos estrutura… Temos que fazê-la o mais rápido possível…”

Texto: Inácio Santos

 66 total views,  2 views today

Inacio Santos

Inácio Santos é Técnico Agropecuário formado, desde 2017, pela Escola Estadual de Educação Técnológica do Pará - EETEPA/ITAITUBA. Atualmente, cursa, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA/ Campus Itaituba, o 5º período do curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas. É amante do Jornalismo, do ensino e da boa escrita.

Deixe uma resposta

Hora Mais WhatsApp Chat
Chame via WhatsApp