Falta de EPIs está Dificultando o Trabalho de Profissionais da Saúde Pública, em Itaituba

A problemática chegou ao conhecimento do coordenador do SINDSAÚDE (Sindicato dos Servidores da Saúde de Itaituba), Josaias Lima, por meio de profissionais da Secretaria de Saúde do município. De acordo com Josaias, os Agentes de Combate à Endemia (ACE) e Comunitários de Saúde (ACS) informaram-no que estão deixando de realizar alguns atendimentos domiciliares por estarem sendo rejeitados sem o uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual) por algumas pessoas. A rejeição de alguns é por conta do medo de serem contaminados pelo “novo-coronavírus” (Covid-19).  

Atualmente, a falta de EPIs é um dos problemas enfrentados não somente no município de Itaituba, mas em todo o Pará e país inteiro, por causa da pandemia do “novo-coronavírus”. Josaias Lima reconhece essas dificuldades geradas pela doença; no entanto, diz que, ao cobrar da Secretaria Municipal de Saúde, está fazendo o seu papel enquanto coordenador do sindicato.  

“Reconhecemos que está faltando esse material, mas a secretaria precisa providenciar… A gente vê que está faltando material em nível de Brasil… Mas, o trabalhador da saúde não pode parar. Temos que estar, continuamente, trabalhando para combater o vírus, mas estamos ficando sem condição…” Disse o coordenador.

Numa entrevista à Rede TV Itaituba, o coordenador do sindicato afirma que os trabalhos dos servidores públicos da saúde vão continuar. Entretanto, pede ajuda à população, empresários e outros organismos para sanar a falta dos equipamentos.

“O trabalho continua sem EPIs… Os ACS esta semana estão realizando trabalho de vacinação para idosos e profissionais da saúde… Pedimos que as pessoas façam-nos doação de material…”: Expôs Josaias.

Josaias Limas, do SINDSAÚDE, em entrevista. Foto: Inácio Santos.

Além do mais, Josaias informa que o SINDSAÚDE, a nível estadual, está levando a problemática ao Ministério Público.

“O SINDSAÚDE, a nível de estado, já entrou com ação ao Ministério Público Estadual, porque não é só Itaituba que está passando pelo problema, mas, também, o estado…”: Finalizou o coordenador.

Texto: Inácio Santos.

 243 total views,  1 views today

Inacio Santos

Inácio Santos é Técnico Agropecuário formado, desde 2017, pela Escola Estadual de Educação Técnológica do Pará - EETEPA/ITAITUBA. Atualmente, cursa, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA/ Campus Itaituba, o 5º período do curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas. É amante do Jornalismo, do ensino e da boa escrita.

Deixe uma resposta

Hora Mais WhatsApp Chat
Chame via WhatsApp