Covid-19: Confira Dicas de Como Detectar e Evitar Fake News.

Dentre o surgimento de doenças, começam a surgir, também, muitas informações a respeito delas, incluindo as não verdadeiras. Um exemplo disso diz respeito à Covid-19, doença respiratória causada pelo novo-coronavírus, principiada na China, que tem se espalhado aceleradamente pelo planeta, tornando-se uma pandemia.

Em meio ao crescimento acelerado dos casos de Covid-19, pelo mundo, tem crescido também a circulação de notícias falsas pela internet. As informações falsas ajudam a criar um clima de pânico entre as pessoas; algo que preocupa as autoridades, principalmente da área da saúde. Diante desses fatores, devem ser evitadas. Mas, para evitar as fake news é preciso saber como detectá-las. Por conta disso, pessoas ligadas ao judiciário e saúde têm desenvolvido dicas de como saber se as notícias que circulam por meio das redes sociais e aplicativos de mensagens são verdadeiras ou não.

Giovanna, farmacêutica bioquímica, por intermédio de um vídeo publicado ao seu canal do You Tube, orienta acerca das mensagens que chegam ao WhatsApp. De acordo com ela, para saber se a mensagem é verdadeira ou falsa, é importante verificar a sua procedência; isto é, a quem ela pertence, onde foi retirada, quando e o local no qual foi feita. Além disso, prestar atenção a cada palavra do texto também é fundamental.

“Se você vê alguma mensagem que cita um artigo ou pesquisador, mas não cita os seus nomes; desconfie, pois pode ser uma notícia falsa…” Explanou Giovanna.

Assista ao vídeo completo por meio deste URL: https://www.youtube.com/watch?v=rcHyfhY2GoI

Outra indicação é a busca por informações do Ministério da Saúde, que garante notícias confiáveis sobre saúde, bem como esclarece as dúvidas sobre qualquer informação a seu respeito. Ademais, sites como, por exemplo, o da Agência Brasil, OMS (Organização Mundial da Saúde) e canais oficiais de órgãos da saúde são confiáveis.

Texto: Inácio Santos. // Imagem destacada: Jornal Semanário.

 86 total views,  1 views today

Inacio Santos

Inácio Santos é Técnico Agropecuário formado, desde 2017, pela Escola Estadual de Educação Técnológica do Pará - EETEPA/ITAITUBA. Atualmente, cursa, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA/ Campus Itaituba, o 5º período do curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas. É amante do Jornalismo, do ensino e da boa escrita.

Deixe uma resposta

Hora Mais WhatsApp Chat
Chame via WhatsApp