Quais são as etapas para colocar um implante dentário?

A odontologia passou por uma grande evolução nos últimos anos, e o implante dentário se tornou uma grande solução para diversos problemas bucais.

Porém, por esse procedimento ainda ser visto como um tabu para muitas pessoas, é necessário que aos poucos venha a ser desmistificado, bem como a compreensão do quão benéfico ele pode ser.

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre os implantes, principalmente sobre as etapas necessárias para a sua aplicação.

Quando o implante pode ser uma solução? 

Os implantes dentários são uma alternativa mais moderna para conseguir inibir a falta de dentes sem ter que optar por produtos e pontes móveis.

Eles são indicados em casos onde o paciente já perdeu ou sofreu gravemente com o dente e não é possível realizar a recuperação, tendo a necessidade de extraí-lo. 

Há inúmeros casos em que pacientes passam a ir ao consultório com dentes já bem deteriorados com o intuito de realizar os implantes.

É nessa fase que o paciente busca informações a respeito de quanto custa um implante dentário, além de tentar entender todas as etapas que são necessárias antes da realização da aplicação do implante.

Quais são as etapas para a aplicação do procedimento?

Apesar de simples, a realização de um implante pode ter suas complexidades. Cada etapa exige um nível de conhecimento técnico aprimorado do profissional que realizará o procedimento. Confira abaixo um pouco mais sobre este tema.

  1. Examinar e preparar o paciente

Na primeira etapa, é importante analisar o seu histórico de saúde e avaliar se há estrutura óssea adequada para suportar um pino necessário para o implante dentário.

Para ilustrar esta situação, imagine como se a estrutura óssea fosse um terreno a receber uma construção e por isso, necessita de uma avaliação da terra para compreender se o solo pode receber essa nova estrutura. 

Em alguns casos é necessário realizar um tratamento ortodôntico antes para abrir ou fechar o espaço necessário, pois quando uma pessoa perde um ou mais dentes, há a tendência de acontecer um movimento natural entre os outros dentes para conseguir ocupar aquele espaço.

Caso o paciente não tenha estrutura adequada, será necessário passar pela fase de enxerto ósseo, que é uma cirurgia para preparar o osso para receber o pino de titânio.

Depois da cirurgia é necessário esperar um tempo de adaptação para que o osso fique mais saudável e consiga receber a cirurgia com maior segurança.

Por isso que essa fase também pode ser considerada como etapa de preparação, onde toda a estrutura da boca é analisada e construída para o procedimento.

  1. Fase cirúrgica

Nessa etapa é realizada a instalação dos implantes nos ossos dos maxilares, feita no espaço da extração de dente. Cada implante é determinado de acordo com a estrutura óssea do paciente.

Sendo assim, o tamanho, largura, desenho e posição dos dispositivos que serão feitos de titânio são definidos por um dentista especializado no momento de planejamento da cirurgia.

Após a realização desses implantes, é necessário um processo de osseointegração, que é quando as células do organismo reagem formando um urso na superfície de titânio.

Dessa forma é possível garantir a conexão e fixação do pino no organismo, se tornando parte do corpo após alguns meses de adaptação. 

  1. Reabertura 

Após aplicação do implante é realizada a reabertura, com intuito de expor o topo do implante que antes estava completamente fechado .

Essa cobertura é feita para preservar o implante enquanto ocorre a cicatrização óssea, dessa maneira diminui-se o risco de entrada de partículas e infecções serem criadas em torno do implante. 

Durante esse período de cicatrização, o paciente pode utilizar uma prótese provisória, que é realizada diante de uma moldagem para a concepção da prótese que será utilizada de maneira definitiva.

  1. Colocação das próteses

Após a reabertura, realiza-se a colocação das próteses, que são feitas sob medida e serão definitivas para o paciente. Justamente por isso, é extremamente importante que todo período de adaptação tenha sido realizado sem que ocorra nenhuma inflamação. 

Agora que o novo dente está pronto para ser aprovado, essa nova superfície pode ser preparada para ser cimentada ou parafusada, tudo fica a critério do conforto do cliente. 

Pois, acima de tudo, é importante que o cliente se sinta satisfeito com o procedimento e não precise fazer buscas como “restauração de dente quanto custa”.

  1. Manutenção;

Após o procedimento realizado, alguns pacientes acreditam que não precisarão ir mais ao dentista, o que não é verdade.

O paciente deverá comparecer a cada seis meses ao consultório para realizar um controle radiográfico e fazer limpeza nos dentes. 

São nessas consultas que o implante será avaliado e analisado por um especialista para verificar se ele tem cumprido com a sua função e está tudo nos conformes.

  1. Pós cirúrgico 

No cotidiano, a higienização deve ser realizada com fio dental e a escova de dentes após cada alimentação. E se algum problema surgir diante do uso do implante, é necessário recorrer às orientações de especialistas que serão passadas com intuito de auxiliar no tratamento.

As consultas devem continuar sendo realizadas ao menos duas vezes ao ano para garantir o bom resultado e, claro, evitar que problemas como inflamações possam surgir, impactando toda a estrutura óssea.

Qual o melhor profissional para realizar esse procedimento? 

De modo geral, estar vinculado a um convênio odontológico pode facilitar a forma com que o seu implante dentário será realizado.

Isso porque não apenas um cirurgião dentista é necessário para realizar esse procedimento. O implantodontista também se faz necessário para realizar toda a análise prévia do paciente. 

Justamente por isso, ao se interessar pelo procedimento oferecido por uma clínica pelo seu valor acessível, não se esqueça de procurar recomendações e analisar o histórico da clínica referente aos atendimentos realizados.

Somente dessa maneira você evitará demais problemas e insatisfação com o procedimento realizado.

Não se esqueça de estar sempre atento à sua saúde bucal, com a visita periódica a uma clínica odontológica, garantindo sempre a qualidade do seu sorriso. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.

 2,627 total views,  43 views today

nassanagata

A conexão da notícia. Os fatos mostrados a cada momento como eles são.

Deixe uma resposta

Hora Mais WhatsApp Chat
Chame via WhatsApp